Profissionais de saúde das UBS abraçam campanha do Outubro Rosa‏

Campanha Outubro Rosa
Imagem meramente ilustrativa

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Itabuna vestiram a camisa da campanha de prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa, e elaboraram uma extensa programação para reforçar as atividades que estão sendo promovidas pelo Grupo Se Toque desde o inicio deste mês. Até o dia 31 haverá a mobilização da sociedade civil em Itabuna e em outros municípios da região sul do Estado, a exemplo de Itajuípe e Itapé.  

A campanha, que neste ano tem como tema “Vida Saudável”, mobiliza instituições públicas e particulares como a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento da Atenção Básica, Policia Militar, hospitais e clínicas médicas, além de empresas. Tem como objetivo despertar a sociedade, as mulheres e os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A equipe de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Fátima II, no bairro mesmo nome, por exemplo, promove neste sábado, dia 14, mutirão da mamografia. Na programação também estão incluídas a exibição de vídeos instrutivos, imunização contra HPV, hepatite, tríplice viral e antitetânica e ainda sorteio de brindes. A programação será aberta as 8 e vai até às 13 horas.   

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Nilton Ramos de Almeida, no Mangabinha, alunos do Unime que participam de estágio no curso de Enfermagem também organizaram e vão levar ao publico, na próxima quinta-feira, dia 19, a partir das 14 horas, uma serie de eventos que incluem palestras pelo Grupo Se Toque, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e rápido para detecção do vírus de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e ainda o momento da beleza com a participação de profissionais do salão Biboca.

Na Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Santo Antônio, o Outubro Rosa foi aberta na semana passada com atividades exclusivas para idosos que integram o Programa Hiperdia.  Na terça-feira, dia 18, o programa será destinado à prevenção do câncer de mama. Triagem, com orientação e encaminhamento para mamografia se houver necessidade, fazem parte da campanha, conforme informou o enfermeiro Carlos Eduardo Ferreira do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.       

No centro da cidade, os profissionais de saúde da UBS Isolina Guimarães, no bairro Zildolândia, agendaram uma programação para à tarde do próximo dia 24.  Entre os serviços oferecidos ao público em geral estão palestra sobre câncer de mama e do colo do útero, autoexame, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e ainda solicitação de exame e autorização de mamografias.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, destacou a importância da campanha de prevenção contra o câncer de mama, lembrando que a doença se origina a partir de um tumor maligno que, segundo explicou, é a que mais causa morte na população feminina. Ele explica que muitas vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame da mulher ou até mesmo pelo exame médico, daí a importância do exame preventivo.

“A mamografia ainda é o método mais seguro e eficaz para o diagnóstico precoce para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes o tumor for descoberto, maiores serão as chances de sucesso do tratamento mediante quimioterapia e radioterapia”, afirmou o secretário.